Serviço visa agilizar socorro em todo o município

Preocupado com a atuação rápido em casos de acidentes em todo o mucípio, o prefeito Laércio Cintra Nogueira, enviou à Câmara de Vereadores Projeto Lei n. 01 de janeiro de 2017 onde solicita autorização legislativa para adesão ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas  -CISSUL, que atualmente responde pela administração do SAMU na região.

Esta iniciativa segundo o Governo Municipal visa agilizar o socorro à populção nas residenciais, locais de trabalho e vias públicas, reduzindo consideravelmente o tempo de “atendimento total” de eventuais vítimas, pois quando em operação, o SAMU com toda a sua estrutura dispensa quaisquer outros procedimentos (como outro tipo de remoção de pacientes, espera por vagas na rede hospitalar, além de se responsabilizar por todos procedimentos pós primeiros-socorros”).

O SAMU Sul de  Minas, possui uma estrutura composta pela Central Operativa e 33 bases descentraizadas, as quais tem em operação 34 ambulâncias do tipo USB (Unidade de Suporte Básico) e 09 ambulâncias do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado –UTIs Móveis). Já as equipes são compostas por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.

Segundo o prefeito Laércio, Guaranésia  é uma das poucas cidades da região que não ainda não aderiram ao Consórcio, que de forma muita eficiente tem beneficiado e salvado a vida de inúmeras vítimas de acidentes, sinistros, etc, sendo esse serviço, um importante complemento na nova política de saúde do Governo Municipal, que objetiva sobre tudo agilidade e eficiência em todas as ações.
O Projeto deve ser analisado e votado em breve, tão logo a Câmara retorne do recesso parlamentar.