Quadro é otimista, e até o momento nenhum notificação foi feita

O Departamento de Vigilância em Saúde em parceria com o Departamento Municipal de Saúde, intensificou ações que visam a prevenção a dengue, observando o início do período chuvoso e histórico do município em relação aos anos anteriores, em especial em 2016 quando se viu um quadro de epidemia no município, sendo apuradas 1020 notificações.

Segundo  Edválcio Evangelista de Souza Jr. (Juninho) coordenador da Vigilância em Saúde foram implementadas várias ações que objetivam a prevenção de casos de doenças trasmitidas pelos aeds e suas complicações.
Juninho destacou que estão sendo feitas coletas de materiais como sofás, pneus, vasos sanitários além de monitoramento em vários pontos da cidade; reforço na distribuição de sementes de crotalária, mudança de calendário e intensificação das visitas de Agentes de Vetor.

Limpeza dos córregos

Dentro do quadro de ações emergenciais, teve início a limpeza das margens dos córregos que cortam a cidade e coleta de lixo e entulhos que eventualmente estejam ali depositados. Esta ação, visa evitar pontos de proliferação do mosquito, já que populações próximas e estes córregos são fatalmente atingidas.

Neste sentido, as ações preventivas serão coordenadas por setor e feitas de maneira conjunta, ou seja, todos os agentes irão atuar juntos em determinado bairro (setor), e havendo necessidade apoio dos Departamentos de Obras e Meio Ambiente, sendo determinado pelo prefeito Laércio que os departamentos se mobilizem para que a população guaranesiana não venha sofrer com este problema.

“Não podemos deixar a dengue proliferar” disse Juninho, destacando ainda que outras ações mais firmes serão também implantadas em breve, “precisamos encontrar formas de responsabilizar as pessoas pela limpeza e cercamento de terrenos, feitura de calçadas, além da limpeza de propriedades vazias. As pessoas tem que entender que nossa ação de prevenção e se necessário, de combate a dengue, depende muito do apoio da comunidade num todo.”
Até o presente momento, mesmo com detecção de focos do mosquito transmissor da dengue em algumas localidades, não foi feita nenhuma notificação de suspeita de casos de dengue no município, porém todos os  cuidados devem ser mantidos.
ASCOM Prefeitura de Guaranésia.