Prefeito Laércio anuncia que em breve a comunidade poderá contar com mais 02 PSFs

Na manhã desta segunda-feira (30) o prefeito Laércio Cintra se reuniu com a diretora do Dep. Municipal de Saúde Ana Cristina dos Santos, com as enfermeiras responsáveis pelas unidades de PSF de Guaranésia, com o Coordenador dos PSFs Eloísio da Conceição Chaves e com a Chefe do Setor de Regulação Ana Maria S. Vilas Boas, quando foram levantando vários pontos que possibilitem uma transformação no atendimento à saúde básica.
Mesmo com os bons trabalhos já desempenhados pelas unidades de PSF, foi relatado que ainda existe um gargalo no que diz respeito ao número de atendimentos oferecidos se comparado ao número de pacientes que procuram todos os dias as unidades de saúde.
“Hoje nós convivemos com esta questão e como foi prometido iremos num curto prazo resolver esta questão de forma definitiva, tratando todos os usuários do sistema de saúde, conforme as suas necessidades, com respeito. Como profissionais, temos que analisar a questão dos dois pontos de vista: do paciente e do profissional de saúde” disse Laércio dando o tom da reunião.
O prefeito apresentou uma solução para a folga dos médicos responsáveis pelas unidades, que será  a contratação de um médico em forma de rodízio, o que a princípio representaria um oferta de mais 40 vagas por semana em cada PSF.
Num outro momento é necessário dentro da legalidade, definir um novo padrão de atendimento que aumente o número de vagas por período de atendimento, pois há o entendimento de que as atuais 13 vagas (por período) são insuficientes para atender a demanda diária.
Laércio cobrou estudos urgentes que viabilizem a implantação de mais dois PSFs na cidade, sendo um na região central e outro que cobriria o Jardim Renovação III e 25 de Dezembro, porjetos que se efetivados poderão em breve solucionar a questão das filas.
Reformas estruturais
Os profissionais apresentaram diversos problemas de ordem estrutural nas unidades de saúde, que mudam sua rotina e geram transtornos em dias de chuva devido a goteiras, infiltração e mesmo falta de melhorias.
Laércio disse que já solicitou uma avaliação de todas as unidades junto a Departamento de Obras e que tão logo os projetos estejam prontos e as licitações concluídas, estas unidades de saúde irão receber as reformas necessárias.
“Reuniões como esta serão constantes em nosso governo, pois partimos do princípio de tomar decisões em conjunto, com respeito tanto aos nossos colaboradores como à população. Aos poucos e com a técnica e humanidades necessárias iremos dar a atenção em todos os os departamentos, mas com um olhar muito íntimo para a saúde, pois entendemos também, que uma população saudável produz mais e pode partipar com mais atividade da vida em comunidade”, finalizou Laércio.