Ação objetiva evitar proliferação do aedes aegypti

A Prefeitura de Guaranésia, através da Secretaria Municipal de Saúde Setor de Vigilância em Saúde iniciará a partir desta quarta-feira a pulverização UVB (fumacê)  em toda a cidade, com objetiva de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue (aedes aegypti), visto que dada as condições climáticas, está havendo a infestação deste inseto em vários pontos da cidade.

Segundo o Chefe Vigilância em Saúde, Edválcio Evangelista de Souza Jr. (Juninho) esta ação foi planejada ao longo das últimas semanas, com a preocupação de que fosse uma iniciativa preventiva, pois temos ciência do número de pernilongos e que existe um risco de que haja uma temporada mais séria em relação a casos de dengue, caso algo não fosse feito.

Em paralelo vamos, realizar a limpeza  das margens dos córregos que passam pela cidade, uma ação que também evitará a proliferação do vetor da dengue.

A nebulização acontecerá sempre na parte da manhã e final de tarde – início da noite e será dividida em setores iniciando pelos bairros Cohab e adjacências.

Ainda segundo Juninho é importante que a população mantenha portas e janelas abertas quando da passagem da nebulização e que cubram gaiolas e aquários,  que acomodem animais de estimação em locais onde não sejam afetados e que mantenham vasilhames de água e ou ração “boca para baixo” lavando-os após a nebulização. Pessoas com algum tipo de alergia, devem permanecer fora do local por pelo menos 30 minutos.

Importante destacar que a concentração de inseticida é baixa, e visa somente o controle populacional do mosquito vetor e não se trata de um combate efetivo de epidemia.

Programação da UBV

Quarta-feira das 18h00 às 20h30

Bairros COHAB I,II, III, Vila Nunes, Novo Horizonte e parte da região central

Quinta-feira (14)

Região Central  das 05h00 às 07h30

Centro (parte alta), Vila Cruzeiro, BNH, Residencial Moreno  das 18h00 às 20h00

Os demais bairros receberão a nebulização na próxima semana.