As Folias de Reis foram registradas como patrimônio cultural de Minas Gerais, no dia 06 de janeiro de 2017, exatamente na celebração do Dia de Santos Reis. Também denominadas ternos ou companhias, as folias são manifestações culturais e religiosas cujos grupos se estruturam a partir de sua devoção aos santos como: Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, entre outros. As Companhias visitam as casas de devotos, distribuindo bênçãos aos seus moradores.
Guaranésia possui hoje cinco companhias de reis em atividade. O município chegou a ter quatorze grupos entre os anos 70 e 80. A Administração Municipal respeita as tradições culturais e para que nossas companhias não se acabem, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, apoia as Folias de Reis em nosso município, garantindo sua continuidade e preservação desta rica tradição cultural.

As Folias, uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro, reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural mineiro.

Em celebração ao Dia de Santos Reis e pedindo bênçãos para o ano que se inicia, o Prefeito Laércio Cintra Nogueira juntamente com o Vice-Prefeito Diego de Castro, Vereadores e Servidores Públicos, receberam nesta sexta-feira, 04 de Janeiro a Cia. de Reis Célio Brito.
Que os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, possam abençoar o ano de 2019, para que ele seja próspero para todos os guaranesianos e que a tradição das Folias de Reis em Minas Gerais esteja cada vez mais viva e presente em nosso município.

SEMPAC – Setor Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural