A Secretaria Municipal de Saúde através do Setor de Imunização comunica que está em andamento a campanha de vacinação contra a Febre Amarela, alertando a população que eventualmente ainda não tenha recebido a dose da vacina, para procurar pelo “Posto de Vacina” o quando antes.

Segundo Wanderci Marys Oliveira Abrão, mesmo não havendo casos em nossa região é importantes que todos se imunizem dada as proximidades do final de ano e possibilidade de viagens para regiões onde há registro de casos.

A transmissão da Febre Amarela se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado.

Ainda segundo Wandercy é importante que todos estejam imunizados, e se houver dúvida quanto ter tomado a vacina ou não, é recomendável que se tome um segunda dose e se atualize o cartão de vacina. “A vacina contra a Febre Amarela é composta de dose única, ou seja, um vez que a pessoa se imunizou (tomou a vacina) está imune contra febre amarela por toda a vida. Mesmo não havendo casos da doença aqui em Guaranésia e em cidades da nossa região, é importantíssimo que todos se imunizem.” disse ela.

A vacina é direcionada para crianças acima de 09 meses e adultos com até 59 anos, 11 meses e 29 dias, não sendo recomendando para pessoas maiores de 60 anos.

As Unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) ofertam a vacina ao longo da semana dentro do seguinte cronograma:

PSF Renovação – às segundas e quartas-feiras

PSF Bom Jesus – às terça e quintas-feiras

PSF Vila Nunes – às sextas-feiras

PSF Prata – toda segunda feira.