A manhã do último sábado foi de animação total com o Encontro de Capoterapia realizado pela Prefeitura de Guaranésia através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.
Guaranésia recebeu em seu primeiro encontro, as turmas de Capoterapia das cidades de São Carlos (SP) e Araras (SP).
A Capoterapia é uma terapia alternativa onde se utiliza elementos da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante.
A capoeira adaptada (Capoterapia), gera aumento da produção de endorfina (substância própria do nosso corpo) que reduz o efeito analgésico, excitante e tranquilizante estimulando sempre a constante prática do exercício. Diferente dos outros esportes anaeróbicos, além da hipertrofia muscular, associado a isso, a prática da capoeira aumenta a flexibilidade e alongamento da musculatura, trazendo agilidade ao praticante.
A capoeira também gera uma melhora da “performance” cárdio-respiratória, desenvolvendo a musculatura cardíaca e aumentando a capacidade pulmonar, ou seja gerando uma maior resistência aeróbica ao praticante.
Para o Prefeito Laércio Cintra Nogueira que esteve presente no evento, é uma alegria imensa receber visitantes de outras cidades em nosso município. Para ele, é um orgulho poder incentivar e investir em atividades como esta que está sendo tão bem aceita pela população e que a cada dia ganha mais força. “Estimular atividades sociais e o esporte em nosso município é dar mais lazer e saúde aos munícipes que as praticam.”

Free WordPress Themes, Free Android Games