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Conselho Municipal de Assistência Social

CMAS

 

O QUE É O CMAS E QUANDO FOI CRIADO?

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no Município. A criação dos conselhos municipais de assistência social está definida na Lei Orgânica da Assistência Social – Lei 8.742/1993. O CMAS de Guaranésia foi criado em 1997 pela Lei Ordinária 1.356/97 e alterado pelas leis nº. 1.577 de 01 de agosto de 2005 e nº. 1.754 de 31 de julho de 2009.

QUEM PODE SER CONSELHEIRO? QUANTOS SÃO? POR QUANTO TEMPO REPRESENTAM A CATEGORIA?

Dois grupos de conselheiros compõem o CMAS: os representantes do poder público, indicados pelo Governo Municipal, e os representantes da sociedade civil, eleitos pelas entidades inscritas no CMAS.  São representantes da sociedade civil as entidades sociais prestadoras de serviços, as entidades de defesa dos usuários, e as entidades que representam os trabalhadores da área social.  São representantes governamentais os servidores que representam a prefeitura, e que atuam nos Departamentos. Cada grupo tem o mesmo número de representantes: cinco conselheiros governamentais e cinco conselheiros não-governamentais, e o período de gestão no CMAS é de dois anos.

INFORMAÇÕES DE CONTATO:

E-mail: cmas@prefguaranesia.mg.gov.br

I – Do Governo Municipal:
  • 01 (um) Representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
    Titular: Amanda Cristina Bernardes de Souza
    Suplente: Débora Carla Vicente
  • 01 (um) Representante da Secretaria Municipal de Educação
    Titular: Rosane de Moraes Figueiredo
    Suplente: Rosângela de Fátima Balbino Moriconi
  • 01 (um) Representante da Secretaria Municipal de Saúde
    Titular: Maria Eunice Magri Pereira Ramos
    Suplente: Ana Maria Villas Boas Souza
  • 01 (um) Representante da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação
    Titular: Luís José Pereira
    Suplente: Mateus Aparecido Ferreira
  • 01 (um) Representante da Procuradoria e Corregedoria Geral
    Titular: Ana Luiza Ribeiro Dias
    Suplente: Gisely Lima Ferreira
II – 02 (Dois) Representantes Usuários de Assistência Social:
    Titular: Piedade Fátima Ferreira Barbosa
    Suplente: Marlene Aparecida Justino Montanini
    Titular: Maria Helena Véres Teister
    Suplente: Benedita Aparecida Passagem Rodrigues
III (Três) – Das Entidades de Atendimento:
  • Representantes de entidades de idosos
    Titular: Roseli Alves Souza
    Suplente: Janaína Luzia Ramos
  • Representantes de entidades de pessoa com deficiência
    Titular: Kiany dos Santos Macedo
    Suplente: Terezinha de Fátima da Silva
  • Representantes de entidades criança/adolescente
    Titular: Patrícia Gonçalves Minchillo
    Suplente: Ana Elis Marino

Nomeação: Portaria nº 169 de 29 de janeiro de 2021

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